| blogsteiras |
|
A verdade dói, a mentira machuca!
Bloggar é preciso...
|
22 de fevereiro de 2009
To lendo a Veja na net como toda semana e me deparo com a nota dizendo que o Staub, dono da Gradiente, foi de penico na mão chorar as mágoas pro Sapão achando que sairia de lá com uns dolares no bolso e a empresa salva de mais uma crise. Pelo jeito saiu só meio desitratado pelas lágrimas inúteis. Aí vem a pergunta: -O que você tem a ver com isso? Nada de mais, só o fato de ter trabalho 27 anos na dita empresa. De ter começado a suar sangue e lágrimas na dita empresa até mesmo antes do citado se tornar dono dela. É isso, sim! Ele, ao contrário do que dá a entender, não fundou a empresa. Agora tá em crise, à beira do buraco? Não é novidade nem surpresa pra quem conheceu cada detalhe, cada parafuso que passou por lá. Acho que tem alguns executivos que se empolgam, vêem a empresa se desenvolver, se tornar uma líder de mercado, uma referência para os concorrentes, etc, etc... e acreditam que tudo isso aconteceu pelo enorme talento dele. Não é bem assim e eles só descobrem isso depois de fazer uma série infindável de bobagens, um verdadeiro suicídio empresarial. Como? Simples.... Começa por achar que aquele bando de peões, uns relaxados que sequer querem usar terno e gravata, fazem mal à imagem da empresa. Uns caras que somem no meio de uma fábrica e o executivo nem sabe direito que estão fazendo. Só sabe que quando as coisas engrossam, quando o faturamento cai, quando a produção não consegue acompanhar a demanda, chama os caras, cobra soluções e depois de um tempo vê as coisas de volta nos eixos. Mas esses caras precisam de executivos com um bom "perfil acadêmico", alguem que tenha um diploma de faculdade conhecida, de preferência que tenha algum MBA, etc. Aqueles executivos que andam com o nariz acima da testa, com seus terninhos de grife, suas canetas Monblanc, que possam ficar em suas salas bem decoradas com artigos devidamente "grifados", quadros de artistas conhecidos e, se é um executivo mais graduado, até um frigor bar para receber os amigos. Claro, executivos que jamais pegaram uma chave de fenda nas mãos, que jamais sujaram suas bem manicuradas unhas com graxa, que fala com os peões mantendo a devida distância como se estivessem tratando com alguem que pudesse contaminá-lo sabe-se lá com o quê. Talvez com o suor do trabalho pesado, muitas vezes sujo, muitas vezes com 20, 30 horas de trabalho direto buscando resolver problemas que certamente eles próprios criaram, mas que não se dão conta disso ou se dão, disfarçam muito bem. Feita a devida "re-engenharia" na empresa (claro que com amigos donos de empresas de consultoria pagos regiamente), despacha-se esses peões que afinal não servem pra nada mesmo e coloca-se executivos que vão dar "outra imagem" para a empresa. Que acontece daí pra frente? Aparentemente nada... Só o detalhe quase imperceptível que "aquela peãozada" que foi devidamente despachada, muitos deles com 48/50/55 anos e praticamente sem chance de voltar ao mercado de trabalho, até por ter se dedicado exclusivamente à empresa, sem se preocupar em fazer seu próprio "marketing" era dona de praticamente toda a "memória" da empresa. Donos de um sexto sentido para encontrar problemas e resolve-los até mesmo antes de acontecer. Capazes de sentar num chão de fábrica, reunindo o grupo em volta, pronto para ouvir, sugerir, trabalhar em conjunto para encontrar as melhores soluções. Nada de impor sua vontade, como adoram muitos dos metidinhos "executivos", mas trabalhar junto com seu pessoal, motiva-los trabalhando junto, reconhecendo seus esforços... Resultado? Taí, de penico na mão chorando pela crise que corrói a empresa, que está jogando-a no buraco. Não... Não é crise nenhuma, até porque outras piores foram enfrentadas e vencidas. É erro estratégico, é acreditar naqueles que só trabalham para si, pelos seus próprios interesses e não pelos da empresa. Solução? Se aposenta! Vai receber régio salário mínimo pelo INSS com o qual poderá viver sossegadamente em sua mansão no Morumbi ou quem sabe navegar sem rumo pelos mares de Angra.... Já está mesmo sem rumo... E já que apoia esse que nunca trabalhou na vida e sua curriola: "Relaxa e Goza"!
Thinked by Padu at 21:28 | 9 de fevereiro de 2009
Vou lá tranquilo pagar a gasolina do carrinho e nada de passar o cartão...Tenta de novo e...nada.. Bom, passa o outro cartão né? Que jeito.... Mal saio do posto toca o telefone. - Alô! É o seo Paulo.. - Sim, já que este celular é o meu normalmente sou eu quem atendo... - Aqui é do cartão Visa e houve tentativas de uso do seu cartão.. - Claro que houve, eu estava tentando pagar minhas despesas com ele... - Então, mas seu cartão está bloqueado. - E por quê? As faturas estão pagas, tenho limite de sobra... - É, o limite está aqui sim, mas o uso tá bloqueado. - Sei, vc já disse isso, eu estou perguntando porque está bloqueado. - Não sei, isso o sr terá que ligar lá e perguntar... Após esse esclarecedor telefonema, ligo pro número impresso no cartão.. 1ª tentativa: Digite isso, digite aquilo, digite mais isso.....E no final: Não podemos atender agora, liga mais tarde. 2ª tentativa: Digite isso, digite aquilo, digite mais isso.,,,E no final: Para poder atende-lo ligue para o número tal.... 3ª tentativa: Digite isso, digete aquilo, digite mais isso.... No final: digite 9 para falar com o atendente.... O atendente: - Estamos com tempo de espera de 2 minutos.... E 30 segundos depois a ligação é interrompida. Desisto do telefone, melhor falar direto com a gerente do banco. Olha, olhei minhas faturas, meus extratos, e descobri que vocês pagaram faturas de dois cartões de crédito em um só, ou seja, pagaram a mais num e deixaram o outro a descoberto, daí bloquearam meu cartão por falta de pagamento. - Vamos verificar..... Ah, mas você deu o número errado do cartão por isso a confusão. - Como posso ter dado número errado se ele está claramente escrito, inteiro, na fatura no meu nome e que consta o final do número? - Ah, não sei, mas o erro é seu! O pior é ser obrigado a trabalhar com esse nível de gente e nem poder trocar de banco, senão não se recebe salário... A lei? Ora, a lei.....
Thinked by Padu at 12:55 |
|