| blogsteiras |
|
A verdade dói, a mentira machuca!
Bloggar é preciso...
|
22 de novembro de 2007
Efeito estufa, meteoro, vulcões, era do gelo, vinda do Messias e por aí afora. Umas dão um caráter científico demonstrando como o homem irá acabar com o mundo onde vive, outras tem um cunho religioso e se baseiam em "profecias", "escritos", etc.. Esse lance de profecias são mesmo curiosas.. Como tem adivinho nesse mundo. De tempos imemoriais até hoje sempre tem um "profeta" de plantão, pronto a fazer minuciosas previsões (normalmente do passado) e sempre a mesma coisa: guerra, peste, revoluções, cataclismas..... Não li nem ouvi ainda nenhum dizendo que previu um mundo cor de rosa, a paz no mundo, o controle da população em níveis suportáveis pelo planeta..Nada disso! Aqui temos os nossos, claro! Um deles, um tal Juscelino é muito bom, acerta todas as previsões que faz do passado, ou seja, ele á notícia somente depois de algo notável ter ocorrido. Mostram-se documentos, cartas, etc, mostrando como ele foi preciso. Mas notei algo muito interessante: todas previsões que faz do futuro não acontecem, erra todas!! Deu pitaco nas eleições. Acertou? Nada! Errou todas!! Depois do acidente da Gol, onde ele diz ter previsto, não previu o da TAM e ainda afirmou que em Outubro teríamos outro grave acidente no nordeste. Acertou? Nadinha.... Até o tal Nostradamus, tive o cuidado de ler as tais "Centúrias". Cara, que exercício de imaginação pra dizer que ele acertou alguma coisa... Vão buscar um atropelamento de um pescador bêbado na fronteira da Manchúria (atropelado talvez por um antílope ou coisa assim) e encontram meia dúzia de palavras do Nostradamus pra dizer: Viu, acertou em cheio!! Recentemente um programa fala das previsões de um maia chamado Chalam (será que a tradução é "chalartam"?) Caramba!! O cara não sabia que existiam outros continentes, não sabia que tinham inventado navios, estava lá no cocuruto de uma montanha, tomando todas ou mascando umas folhinhas de coca pra aguentar o frio e, no entanto, "previu" acontecimentos no mundo inteiro (que na visão da época só poderia ser alguns quilometros quadrados onde ele e montes de gerações antes e depois dele viveram). O que vemos nesses programas então é um monte de "especialistas" que "interpretam" essas previsões e, claro, vêem nelas só catástrofes, fim do mundo, etc... Se é pra acreditar nas previsões, cadê o cara que previu a descoberta da penicilina? A invenção da lâmpada? A descoberta de inúmeras curas para doenças que dizimaram milhões de pessoas no decorrer da história? Acredito em ações planejadas, seja no campo pessoal como mundial. Nós temos, ou deveríamos ter, inteligência suficiente para avaliar nossos erros do passado e procurar formas de não repeti-los. Acredito na ciência que estuda nosso mundinho e tudo que alcançam em sua volta para fazer estudos estatísticos e daí dizer que "pode" aparecer um meteoro e ferrar com tudo.. Que "pode" ser que nossa poluição acabe com nossa casinha flutuante no nada do universo... Isso não é previsão no sentido de adivinhação, mas estudos concretos com base em fatos concretos que abrem um leque de possibilidades. O ser humano, nos "antigamentes" poderia se considerar um longevo quando vivia até os 30 e poucos. Sem que ninguem tenha "previsto" hoje ele chega a pelo menos uns 80 não só com naturalidade como saudável e consciente. Que vão acontecer coisas muito desagradáveis no futuro, não tem como se duvidar, tanto quanto aconteceram coisas boas. Mas ao final será que não é melhor viver o presente? Claro que continuaremos a fazer planejamentos, a sonhar com conquistas e tudo o mais, mas não baseados em "adivinhações" em "escritos", mas sim, na nossa vontade, no nosso esforço, na nossa capacidade de avaliar o que nos cerca e viver da melhor forma possível em face disso.. Afinal, se alguem vive das lembranças do passado, não está vivendo o presente. Se alguem vive sonhando com o futuro, não está vivendo o presente. Só terá passado quem viveu o presente, só terá futuro quem construiu sua rota vivendo o presente. Então.... às favas com os "adivinhos"! Thinked by Padu at 14:25 | 7 de novembro de 2007
Claro que aí pagaria com prazer o imposto, mas pagar por algo que não recebi é o fim. Entro com uma reclamação, peço que provem que eu recebi aquela grana e a coisa tá parada até hoje, sem resposta.... Não bastasse isso agora vem de novo uma cobrança enorme. E a mesma coisa, me cobram pelo que a esposa recebeu!!! Recebeu e declarou lá, na declaração dela é claro. E o que eu tenho a ver com isso. Minha declaraçao foi feita direitinho assim como a dela e os caras vem com cobrança. É mole! Sem contar que pra restituir, pagam uma inflaçãozinha, mas para cobrar, 70% de multa e 30% de correção... Só no Brasil mesmo... Thinked by Padu at 20:03 | 3 de novembro de 2007
Certo que minha memória não é das melhores, mas acho que lembraria algo que, pelo menos para mim, é inusitado. Sempre foi algo que a gente sabia que aconteceria: Finados é frio, garoa, cinza geral... Fico pensando se o tal aquecimento global realmente existe... Mas enfim, não se pode mesmo esperar que o mundo continue igual enquanto tudo muda nessa nossa frágil casinha. Impressiona quando a gente voa sobre a Amazonia a 1000 km por hora e só vê o verde lá embaixo.Mas se fosse possível voar o mundo todo, digamos, há 200 anos atrás, quanto verde encontraríamos? Nas nossas viagens pelo interior de SP, por exemplo, o que impressiona é o desenho que percebemos cobrindo toda a extensão de terra. Florestas são raras, é só a terra desenhada por plantações das mais variadas espécies. Progresso? Acho que não, é necessidade mesmo. Todo esse povo tem que comer, tem que se vestir, tem que queimar combustível, então não sobra espaço para a "preservação" que tantos ecologistas e seus equivalentes gostam de falar. A maioria desses defensores da natureza que eu já vi ou conheci, não abrem mão de se vestir, usar relógios e óculos escuros, equipamentos sofisticados para fotografar, medir, avaliar o desmatamento. Vão para as florestas bem equipados, usando carros, barcos e aviões, computadores e daí afora... Será que não percebem que estão usando tudo aquilo que condenam? Não vejo esses defensores da natureza pelados, gritando a pleno pulmões sua defesa pela natureza, mas sim, utilizando de todos os confortos e mordomias da modernidade, destruidora e consumista. Sou contra a defesa da natureza? Claro que não!! Sei muito bem que esse desequilibrio todo nos condenará a uma vida miserável, pela agressão ao nosso frágil planetinha. O que entendo é que não adianta bradar aos ventos que o ser humano está acabando com o mundo. Palavras inócuas, inúteis, idiotas.. Quando se quer realmente resolver um problema, a primeira coisa a se fazer é descobrir o que causa o problema, a "verdadeira" causa. E daí trabalhar para corrigi-la. Oras, o mundo está sendo arruinado por uma causa bem simples: é muita gente pra se sustentar, muita gente lutando pela sobrevivência, consumindo tudo que consegue e, com isso, se habilitando a gerar mais gente, mais consumo, mais destruição.. O que precisamos medir na verdade é quantas pessoas o mundo é capaz de sustentar, sem se destruir, sem se consumir.. Os exemplos de civilizações inteiras que desapareceram estão aí na história, no Discovery Channel, History, etc...Cientistas, pesquisadores e outras tantas pessoas especializadas, concluindo que muitos desapareceram pois consumiram todo seu ambiente e não conseguiram se adaptar em outro. O que consigo enxergar é que ultrapassamos o limite da sobrevivência possível e caminhamos rapidamente para uma espécie de extinção. Não creio na extinção total pois o mundo já passou por umas encrencas consideráveis e se recuperou. Assim que ele der o troco e acabar com a grande maioria dos seres humanos, irá se recuperar de novo. A única coisa que podemos esperar é que os sobreviventes, que não serão mais do que uns 20 ou 30% de toda a população hoje, aprendam a conviver de forma mais equilibrada, menos ambiciosa. Mas até que isso ocorra, acho que nenhum de nós estará aqui pra conferir. A nossa geração, a próxima e talvez mais uma, andará de carro, de avião, consumirá todos os bens que nos dão conforto e reclamarão que ninguem cuida da natureza e de sua preservação.. Daí para a frente, nossos descendentes descobriram de forma dificil, que quem cuida da preservação do mundo é ele mesmo. E o faz de forma muito, muito severa.... Thinked by Padu at 22:41 |
|