blogsteiras

23 de outubro de 2007


Estou lendo "A Ditadura Envergonhada" do Gaspari... Não terminei, afinal só li umas duas horas e mal passei da metade.
Mas já percebo algumas coisas interessantes. Uma: estou ficando velho mesmo! Reconheci quase todos os nomes citados na obra, a maioria dos fatos, o fato de ter vivenciado essa época...
Outra: Políticos com ou sem farda são todos iguais. O que a farda "quase" diferenciou uns dos outros é o fato de uma formação mais disciplinada, com maior tendência à obediência à hierarquia.
Digo maior tendência pois essa obediência não foi cega. Muitos se empolgaram com o poder, maior ou menor, que obtiveram e extrapolaram sim. Desviaram dinheiro, desviaram bens, baixaram o cacete em quem merecia mesmo e em alguns que não mereciam.
Não vou entrar no esquema de hipocrisia que grassa em nosso país e dizer que sou contra tortura, contra encher de bolacha uns ou outros.
Não sou a favor da tortura, não aquela em que endoida o "elemento" a ponto de torná-lo um alienado inútil. Mas pressão em cima, um "terrorzinho" pro sujeito cair na real, isso não dá pra ser contra...
Podem falar: "Ah, mas a ditadura tinha que ser combatida!" Se pensarmos em ditadura, num estado que relega sua Carta e seus Códigos, concordo sim. Mas, como no caso do Brasil, um troca de comando que não deu um só tiro, que tirou um presidente do poder e colocou um militar só nas "confabulações internas" deve ser deposto com bombas, atentados, assaltos e assassinatos?
Quem concordou com essas atitudes pode reclamar se ficou pendurado num "pau de arara"?
Se pensarmos que um regime, bom ou mal, tem que ser deposto na bordoada, com tiros e bombas, com dinheiro vindo da ilhota do barbudo "highlander" como poderemos nos indignar com aviões lançados contra prédios nos Estados Unidos?
Sob o ponto de vista do outro barbudo das "arábias" (aliás, já notaram que todo líder que não presta é barbudo?) os Estados Unidos é a encarnação do Mal e ele é só um ferrrenho defensor dos ensinamentos de Alá...
A coisa não tá legal? Não concorda com quem está no poder e está extrapolando? Se eduque, promova a educação de quantos puder.. A força sempre vence sim, num primeiro momento, mas a inteligência é que tornou o ser humano algo um pouco mais evoluído que as outras espécies.


Padu |

17 de outubro de 2007


às vezes é falta de tempo, outras, pura preguiça de escrever mesmo. Assunto não falta. São notícias, coisas que vemos andando por aí.. Sempre tem algo que a gente vê ou ouve e pensa: "vou escrever sobre isso no blog", mas depois acaba esquecendo ou então se perde navegando por sites.
Não tem como dizer que a internet não é um paraíso... Acho que nunca aconteceu de procurar algo e não encontrar aqui. Sem contar o que não procurei mas pipoca na minha tela, no meu mail...
Só o que aparece de mails ofertando viagra e o tal "enlarged your penis" ou coisa assim seria suficiente para entrar no Guinnes como o mais tarado e o dono do maior bilau do planeta....
E não tem jeito, pode usar o filtro que quiser, mudar seu mail.. É questão de tempo para aparecer essas coisas, mas faz parte. Acho que a diversão e utilidade da net tem um preço.
Das coisas mais recentes, duas me chamaram a atenção: 1- A novela política tendo como protagonista o Calheiros... nome apropriado, pois deve vir de "calha", aquilo que recolhe tudo e joga num mesmo lugar...
Ainda acho que tudo isso nada mais é do que falta de assunto da mídia. Afinal qual é a novidade? Acho que só elegeram o cidadão como o "político corrupto" da vez.. Como poderiam ter escolhido outros 500 e tanto...
Alias isso é que é triste. Quantos realmente ficam indignados, estupefatos, surpresos, etc,etc, quando o assunto é corrupção neste país? Alguem liga pra isso? Alguem acredita que isso é coisa de minoria privilegiada ou não?
Dizem que o povo brasileiro é honesto, trabalhador, etc.. Po, moro no Rio há 5 anos e não é bem isso que vejo não... É o sujeito que passa pelo sinal vermelho, aquele que pára o carro onde quer sem se incomodar com a sinalização, o cara que recebe troco errado e se faz de morto (a menos que seja contra ele)...
Já ocorreu umas duas ou tres vezes de depois do choppinho com amigos, receber a conta, conferir e perceber que está errada. Chamo o garçon com a conta na mão e o cara já vem com cara de poucos amigos. Mostro o erro e peço pra acertar pois deixou de cobrar isto ou aquilo.
Depois da cara de surpresa, vai ao caixa que, a primeira coisa que faz, é olhar na minha direção com cara de espanto!!!
Pois é... Isso quer dizer que não é o que normalmente acontece, né?
Se o cidadão burla a lei, dá um rolê no próximo por alguma merreca de grana,etc e acha que só está fazendo coisas pequenas, que não vão "matar" ninguém, porque irá se "abismar" quando um empresário ou empresa sonega, quando político mete a mão em grana alheia?
É algo lamentável, mas na nossa legislação existe algo conhecido como "crime de bagatela" que, mal interpretado como é usual, diria que se pode roubar desde que seja pouquinho....
Não sou fã dos americanos, mas tem algumas coisas interessantes por lá, nessa área: roubou é ladrão! Não importa se o produto do roubo seja um palito de dentes ou uma limpeza no "Fort Knox". É ladrão e pronto! Vai parar na justiça e tomar um ferro legal...
Enfim.. Um dia a maioria vai descobrir que só a educação, daquelas boas, que (como os americanos de novo) canta o hino nacional até pra fazer xixi no banheiro, poderá mudar essa nossa cultura do "se a farinha é pouca, meu pirão primeiro!"

Bom, outra coisa que me chamou a atenção foi o filme Tropa de Elite... Minha filha disse pra assistir, já que sou avesso a filmes nacionais (mas isso é assunto pra outra postagem). Minhas críticas ao cinema nacional se encaixam razoavelmente bem nesse filme tambem, mas fiquei surpreso com o tom de veracidade, com a forma como se apresenta políciais corruptos ou não, até mesmo com o desempenho dos atores principais.
Uma história dura, violenta mas equlibrada como leveza e humor. Não vi no filme uma "denúncia", o que vi é uma realidade que só quem não quer ver pode achar estranha. Quem já circulou pelas favelas, já viu a bandidagem ao vivo e nas más cores, já passou por botequins de esquinas em bairros mais distantes e viu os carinhas fazendo carreirinhas pra cheirar o pó sem qualquer preocupação com polícia ou quem quer que seja... Enfim, um filme mostrando uma realidade "real' e não "endeusando" bandidos como se fossem vítimas do meio, da sociedade burguesa ou qualquer outra bobagem dessas que ONGs que vivem às custas do Estado adoram proclamar por aí..
A única coisa que entristece no filme é saber que são tão poucos os verdadeiros policiais que poderiam por bandidagem pra correr... E talvez, quem sabe? acabando pelo menos com muitos bandidinhos não nos livraríamos também de um pouco dos "bandidões"?


Padu |

5 de outubro de 2007


A vida como um todo é algo bem divertido. Ou sou eu um palhaço que ri de tudo, incluindo as porcarias que me acontecem, por sorte e por Deus, poucas...
A parte boa é se tornar sex(agenário) e ter festa surpresa, daquelas boas mesmo. Primeiro por ser realmente surpresa, de deixar a gente com cara de "ué", de "tacho", de ser pego numa enrolação engendrada por esposa, filhos, genro e nora.
Aí chega numa chácara, super maneira, encontrando a "famiage" toda lá pronta pra se divertir (um pouco às custas do ingênuo aqui).
Presentes, companhia gostosa daqueles que a gente adora, churrasquinho da hora preparado pelo genro, cervejinha no ponto e, claro, um bolo poderoso, daqueles que a gente não come só um pedaço...

Mais gostoso ainda é estar de bem com a vida, longe de problemas e preocupações maiores. Ver os filhos, que de dois se tornaram quatro e, breve, cinco, seguirem suas vidas, produzindo, criando, evoluindo.. Quando a família está bem não tem como a gente não estar também.

Muitas vezes corremos pedindo socorro aos céus, aos santos das nossas crenças e, não podemos jamais esquecer, agradecer cada dia, cada evento bom que temos. Feliz sim, pois a cota de agradecimentos é infinitamente maior do que os pedidos de socorro.

Essa paz, o estado "zen" nem se abala quando descubro que, pelo menos para o plano de saúde, me tornei um "senhor da terceira idade", um ingresso no rol protegido (ou pseudo-protegido) do Estatuto do Idoso... Nem avisaram, nem questionaram, nem enviaram um mail, como tantos que recebi, desejando felicidades...

O que me enviaram foi um novo boleto de cobrança com 164% de aumento. Em outras palavras: "agora que vc está com o pé na cova e vai nos dar despesa, pague mais ou caia fora, que estamos aqui pra lucrar e não sustentar velho!"

Tudo bem.. Minha saúde, assim como minha genética, tem me mantido longe dos médicos, dos ambulatórios e dos hospitais e acredito que assim continuará por bom tempo.

Mas esses pequenos contra-tempos não assustam, não tiram nem meu sono nem minha paz, o que, por sinal, é mais uma garantia de manter a boa saúde.... Como sou um cara muuuiiiiiito paciente, ainda vou rir dos apuros desses planos de saúde quando o país se tornar um país de velhos (idosos de 60 ao mais anos) e, ao mesmo tempo, um país com maior longevidade, coisa que já está acontecendo.

Acredito que ainda estarei por aqui pra receber folhetos, telefonemas, etc, desses planos praticamente implorando para que se associe a eles, pois estarão, eles sim, com o pé na cova do mercado. Do mesmo jeito que acontece hoje com uma empresa de TV a cabo que me esnobou até onde pode, até ultrapassar o limite da minha quase infinita paciência, e agora vendo seu mercado minguar, os processos na justiça se avolumando pela sua ineficiência, está desesperada atrás de clientes que sustentem sua arrogância.

Que bom estar de bem com a vida e poder pensar nessas coisas sem a menor preocupação. Rindo da situação como se fosse mera peça teatral, que não nos atinge.

Fã das "Seleções" desde quando nem sabia ler, nunca esqueci um artigo sempre presente nela, que chamava "Rir é o melhor remédio".. Poderia ser só um título, uma máxima, mas na verdade, pelo menos para mim, é uma filosofia de vida.


Padu |

Home